Problemática de biologia: Como resolver o problema

Moramos em um bairro chamado Jardim Ubirajara, enquanto andávamos por ele, nos deparamos com situações muito desagradáveis, e resolvemos registrar essas situações com o intuito de mostrar para as pessoas como suas ações estão afetando o nosso meio ambiente, e como isso está degradando nossa sociedade.

 Um dos problemas gravíssimos que observamos é o lixão a céu aberto, onde moramos existe muito disso. As pessoas tiram o lixo de suas casas e descartam em qualquer local abandonado que encontram pela frente. O caminhão que passa uma vez por semana, passa horas limpando o local onde fica todo esse lixo abandonado, e na semana seguinte, todo esse lixo aparece novamente. O ambiente se torna um local desagradável, com um cheiro horrível que pode ser prejudicial a saúde dos de mais moradores.

 Outra coisa que observamos é como anda a situação crítica do esgoto a céu aberto. Quando chove o esgoto costuma transbordar, alagando as ruas e trazendo junto todo o lixo que jogam nele. O que acaba mostrando para as pessoas que o pensamento egoísta de achar que se você jogar um lixo na rua não vai te afetar em nada é totalmente errado. O descuido desses esgotos podem trazer sérias doenças, como: Febre Tifóide, Febre Paratifóide, Shigeloses, Cólera, Hepatite A, Amebíase, Giardíase, Leptospirose.

A queima de resíduos tóxicos é outro fator que consideramos muito grave. as vezes os moradores jogam seus lixos na ruas e tacam fogo, para eles aquilo não tem importância alguma, é algo normal, muitos até repetem o ato constantemente. Mas a verdade é que isso além de ser muito prejudicial a nossa saúde e ao meio ambiente, é também considerado crime.

"A legislação brasileira determina que promover queimas a céu aberto, não autorizadas pelo órgão ambiental, é crime ambiental sujeito a multas e quem o faz pode ser condenado. Provavelmente não será preso, acabará por pagar cestas básicas ou prestar serviços a comunidade. O mais grave, porém, é que deixará de ser réu primário." 

 A queima pode produzir gases nocivos à saúde humana, além do CO2, um dos causadores do efeito estufa. Polui o ar e afeta a saúde dos vizinhos.

 Onde moramos não existe fábricas para contribuírem com a poluição do nosso meio ambiente, mas os carros e caminhões contribuem perfeitamente para essa poluição, quando soltam seus gases poluentes, estes são: Monóxido de carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC), Dióxido de enxofre (SO2), Aldeídos (CHO), Dióxido de carbono (CO2), Óxidos de nitrogênio (NOx).

Como podemos inverter a situação? 

 Com base nesse texto que fizemos falando sobre a nossa sociedade, procuramos soluções para os problemas encontrados.
 Sabemos que o cuidado com o Meio Ambiente tem que vir da parte de todos, se todos cumprirem com seus deveres, com certeza será mais fácil, mas isso não é tudo.
 Reciclar o lixo é fundamental, saber separar o que é reciclável do que não é, facilitara não só o seu trabalho, mas o dos que trabalham com a colheita do lixo.
Não jogue o lixo nos esgotos, isso pode contribuir para enchentes e a água contaminada pode trazer prejuízos para a nossa saúde.
 Desde cedo, ensine seus filhos a amar e cuidar do Meio Ambiente, é necessário saber conscientizar as próximas gerações , para desde cedo exercer suas funções como cidadãos.
 Seja uma pessoa menos consumista, compre apenas aquilo que realmente é importante, e que tenha alguma utilidade, com isso você ira desperdiçar menos.


Postar um comentário