LEIAM: Matéria do site O ECO

Apesar da lei, 42% dos resíduos ainda vão para o lixão



Há quase um ano, no dia 2 de agosto, entrou em vigor a lei que prevê o fim de lixões a céu aberto. Passado o prazo, em teoria, os municípios poderiam ser processados por não cumprir a exigência da lei que regula a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). No mundo real, o Senado aprovou no começo do mês um Projeto de Lei que prorroga para 2021 o fim dos lixões.

Os senadores ouviram os apelos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e consideraram os 4 anos que os municípios tiveram para se adequar a lei insuficientes, dada as desigualdades existentes entre os 5.570 municípios do país. O projeto agora está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

Nesta terça-feira (28), a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) divulgou seu “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil - 2014”, a primeira pesquisa sobre o assunto desde o começo da vigência da Polícia Nacional de Resíduos Sólidos. A pesquisa levantou dados de 400 municípios de todo o país e mostra que a situação dos resíduos sólidos no país não mudou muito, apesar da vigência da lei.

Em 2014, foram gerados 78,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos no país e 29,6 milhões de toneladas (41%) deste total foram dispostos em lixões e aterros controlados, locais considerados inadequados.

Segundo a Abrelpe, 78 milhões de brasileiros ainda não tem acesso a tratamento e destinação final adequada de resíduos, e mais de 20 milhões de pessoas sequer dispõem de serviços de coleta. O lixo simplesmente não é coletado.

#

Esse texto que vocês acabaram de ler foi tirado do site ((o))ECO, que é um site muito legal e que tem vários assuntos relacionado ao meio ambiente e que pode nos ajudar muito no nosso projeto. 
Nós escolhemos essa matéria para postar aqui no blog, justamente porque é importante nos mantermos informados do que está sendo feito para a melhoria do nosso meio ambiente. A lei que entrou em vigor a exatamente um ano atrás, como podemos ver, não mudou muita coisa. Por quê? Porque ainda falta conhecimento e dedicação de ambas as partes, da parte da população e de quem trabalha para a melhoria do nosso meio ambiente. Como vocês viram, alguns lugares até tem a coletânea de lixo, mas não da forma correta e em outros lugares simplesmente não tem, o que resulta no grande acumulamento dos lixos formando os grandes lixões a céu aberto. 

OBS: Quem quiser ler a matéria completa o link é esse aqui 

http://www.oeco.org.br/noticias/29256-apesar-da-lei-42-dos-residuos-ainda-vao-para-o-lixao


Postar um comentário