A Revolução Industrial e o Meio Ambiente - parte 2
Meio de produzir - A Revolução Industrial foi marcada por uma série de invenções (máquina de fiar, máquina a vapor, tear hidráulico...) que possibilitaram aumento da produção e foram decisivas no surgimento das maquinofaturas - fábricas movidas à máquina. As inovações técnicas, num primeiro momento, se concentraram na produção têxtil, principal produto exportado pela Inglaterra. É claro que a Revolução Industrial não se limitou apenas à Inglaterra, se estendendo à França e aos Países Baixos, por exemplo, que trouxeram novas máquinas e técnicas próprios.
Mas como a revolução industrial afetou o nosso meio ambiente?
Simples!
A revolução Industrial trouxe muitas transformações importantes, entre elas a invenção e o uso da máquina, que permitiram o aumento da produtividade, a diminuição dos preços e o crescimento do consumo e dos lucros. Isso trouxe rapidez na produção de fábricas, otimização dos processos produtivos e padronização dos produtos. Porém, além dos benefícios, trouxe também várias desvantagens, por exemplo: Com o uso das máquinas, a tecnologia foi se desenvolvendo, pessoas foram substituídas por máquinas, o que causou uma grande crise de desemprego.
O meio ambiente também foi muito prejudicado, pois, houve o aumento da poluição do ar com a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas, tendo grande impacto no Aquecimento Global, que é responsável pela queima das matas, descongelamento das geleiras e elevação no nível dos mares e oceanos. Devido a esse desmatamento, não existem mais árvores suficientes para absorver essa emissão de carbono, por isso a temperatura média no mundo cresce cada vez mais.

Postar um comentário